Pesquisar

Quem somos

Livros & Autores é coordenado pelo escritor, editor, gráfico e livreiro João Scortecci e pela poeta, escritora e professora universitária Maria Mortatti.

João Scortecci nasceu em 1956, na cidade de Fortaleza/CE e se mudou para a cidade de São Paulo, em 1972, ano em que estreou como poeta revista Poetação (publicação do Diretório Acadêmico da FAU/USP), com o poema “Mulher de Rua”.  De 1978 a 1982, foi membro do Grupo Poeco, tendo participado das antologias Ensaios I, II, III, IV e V e lançado, em coautoria, os livros Relógio de sol, Papel arroz, e seu primeiro livro solo, Memória interior.  Em 1982, fundou a Scortecci Editora, hoje com mais de 11 mil títulos em primeira edição; em 1986, a Gráfica Scortecci; em 1999, a Livraria Asabeça (hoje Livraria Scortecci); em 2010, o selo infantil Pingo de Letra e, em 2018, a Livraria do Mercado. Hoje, essas empresas fazem parte do Grupo Editorial Scortecci. De 1999 a 2008, foi Conselheiro de Humanidades da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, da Lei Rouanet, no Ministério da Cultura. Foi diretor da União Brasileira de Escritores – UBE, em três gestões; membro do Grupo Empresarial de Impressão Digital – GEDIGI, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf, Regional São Paulo; diretor da Associação Nacional de Livrarias – ANL; e diretor-adjunto e vice-presidente da CBL – Câmara Brasileira do Livro, em três gestões.  É presidente da Abigraf, Regional São Paulo, membro do Conselho Eleito da CBL, membro do Conselho Técnico Editorial do Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL e curador do Prêmio de Excelência Gráfica Luiz Metzler. Como editor, já recebeu: o Prêmio Jabuti (e foi finalista mais sete vezes), Prêmio APCA (Melhor Livro do Ano e Autor Revelação), Prêmio da Academia Brasileira de Letras (Melhor Livro de Poesia), Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional (Melhor Romance) e Prêmio Pen Clube do Brasil (Melhor Livro de Poesia). É autor de 24 livros, totalizando mais de 40 edições, entre eles: Guia profissional do livro (em coautoria); A morte e o corpo; O eu de mim; Na linha do cerol; Água e sal; Quase tudo; A maçã que guardo na boca; As aventuras de Olga Wap; Dos cheiros de tudo; e Menino tipográfico e outras histórias, volumes 1 e 2.  

Maria Mortatti nasceu em 1954, na cidade de Araraquara/SP, onde se graduou em Letras. Entre 1976 e 1991, atuou como professora de língua portuguesa e literatura na educação básica e concluiu mestrado e doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Em 1991, ingressou como docente e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de Presidente Prudente, onde obteve o título de livre-docente em Alfabetização. Em 1998, ingressou no campus de Marília dessa universidade, onde é professora titular por concurso público. Desde 1992, está vinculada, como docente e orientadora, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp – campus de Marília e, entre 1993 e 1999, esteve vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Unesp – campus de Assis. Assessorou elaboração de propostas curriculares de redes estaduais e municipais de educação e ministrou cursos em outras universidades. Integrou, entre 1991 e 1993, a diretoria da ALB – Associação de Leitura do Brasil e, entre 2020 e 2021, a diretoria da UBE – União Brasileira de Escritores. É líder do Grupo de Pesquisa História da Educação e do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, criado em 1994, e cocoordenadora do Centro de Memória e Documentação da Educação Brasileira – CEMDEB. É membro de conselhos editoriais e parecerista de editoras e revistas científicas, de comitês de assessoramento de agências de fomento à pesquisa, de corpo de jurados de concursos e prêmios literários e presidente emérita da ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização, entidade de que foi propositora, sócia-fundadora e primeira presidente (2012 – 2014). Participa como conferencista, palestrante e organizadora de eventos científicos, culturais e literários nacionais e internacionais. É autora, coautora e organizadora de mais de uma centena de publicações em artigos, ensaios e livros, entre os quais: Leitura, literatura e escola (Martins Fontes), Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994 (Editora Unesp) e Em sobressaltos: formação de professora (Oficina Universitária). Recebeu o Prêmio Jabuti – Educação da Câmara Brasileira do Livro, em 2012, com o livro Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, e foi finalista desse prêmio em 2015, com o livro História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático, ambos pela Oficina Universitária e Editora Unesp. É também autora de textos literários publicados em revistas e antologias e dos livros: Breviário amoroso de Sóror Beatriz, pela editora Patuá; e, pela Scortecci Editora: Trilogia Essa MulherMulher emudecida – v. 1, Mulher umedecida – v. 2, Mulher enlouquecida – v. 3; Amor a quatro mãos; O primeiro livro de Arthur; Prosa de leitora: sobre livros, autores e outros acepipes – v.1.